Anúncios google

segunda-feira, agosto 23, 2010

Era uma vez um jovem licenciado em Filosofia que queria um lugar ao Sol

Era uma vez um jovem estudante de Filosofia. Ele era sonhador, idealista, queria envolver-se, participar na mudança que estava a ter lugar no mundo.

Terminada a sua licenciatura, o jovem foi batendo a diversas portas na esperança de encontrar um trabalho como professor de Filosofia. Tinha sede de ser útil, de pôr em prática as suas capacidades e talentos. Diziam-lhe frequentemente que a com a sua licenciatura dificilmente encontraria o tão desejado “lugar ao sol”. Contudo, ele não desistiu.

Um dia, decidiu voltar a França onde se tinha licenciado para procurar emprego numa qualquer organização internacional. Através de um conhecimento de seu pai, candidatou-se a um lugar na ONU, mais precisamente na UNESCO. Contudo, e ainda que tenha sido mais que brilhante em todas as entrevistas, não ficou. A resposta que lhe deram foi simples e taxativa: “Desculpa, mas nas Nações Unidas não há lugar para a Filosofia.”.

O nosso jovem não se deixou abater. Candidatou-se a uma vaga temporária na ACNUR, a agência para os refugiados das Nações Unidas, e… foi seleccionado.

Esse jovem chamava-se Sérgio Vieira de Mello. Morreu em Bagdade, Iraque, no ano de 2003, depois de 34 anos de serviço exemplar reconhecido internacionalmente na Organização das Nações Unidas.

No seio da organização era já visto por muitos como o futuro Secretário-Geral.



Para quem diz que não há lugar para a filosofia….


1 comentário:

Ana Paula disse...

Eu sei que é apenas uma história... real, de um ser humano, mas mais uma história no meio de tantos biliões que existem no mundo...
Apesar disso, lembrando-me da tua luta incessante por um "lugar ao Sol", não pude impedir que as lágrimas se me assomassem a este olhar longínquo que não te perde de vista...
Chegarás lá...! Acredita!
Tens um coração do tamanho do mundo, pronto para, sendo uma história, fazeres parte da História!
O teu lugar ao Sol existe... só ainda não caminhaste tudo...
Beijos da tua Mãe-Amiga... Amo-te!!