Anúncios google

domingo, junho 04, 2006

O melhor do mundo

Porque as crianças são de facto melhor do mundo, vale a pena que nos lembremos delas todos os dias da nossa vida como verdadeiros arautos de liberdade, de porvir, de pura esperança.

O dia 1 de Junho deve apenas servir para nos fazer reflectir seriamente sobre o estado do mundo no que concerne ao valor que se dá à criança, e às condições que este mesmo mundo apresenta para este ser magnifico se desenvolver em toda a sua plenitude, enquanto nos ensina o valor do olhar surpreendido, do porquê recorrente, do sentimento puro e sem interesse. Nos dias que correm, ser criança é um risco imenso. Só aqueles que logram sobreviverem à fome, à guerra, aos maus-tratos, à exploração; só aqueles que podem usufruir de educação, de uma família, de amor, e tem também a sorte de poder crescer em todas as dimensões sem os entraves sempre redutores dos adultos e da sociedade sempre militarizada - quanto mais não seja por exigir competição ao invés da cooperação -, serão os poetas, os condutores de nações, os santos, como tão bem nos ensinou Agostinho da Silva.

São imensas as situações no mundo de hoje que comprovam como ainda estamos longe de poder dar as nossas crianças um mundo de plenas possibilidades. Nas montanha
s de Timor, 500.000 refugiados lutam por sobreviver as terríveis condições em que se encontram por culpa de um major caprichoso sem amor pelo seu país nem pelo povo que o criou. No Sri Lanka as crianças que vivem nas zonas mais afectadas pelo tsunami estão agora também subjugadas por confrontos no país. No Corno de África, há 40.000 crianças filhas de pastores nómadas que sofrem de má nutrição. A UNICEF afirmou hoje que apesar das chuvas torrenciais de Abril, dezenas de milhares de crianças que dependem da pastorícia ainda correm risco de vida. Poderia continuar a enumerar as muitas formas de atentar contra a vida da criança, desde a prostituição, o tráfico, o trabalho infantil.

Vale a pena dar uma vista de olhos ao site da UNICEF.

1 comentário:

Anónimo disse...

Very pretty site! Keep working. thnx!
»